ITARANTIM: ACONTECEU NA CÂMARA DE VEREADORES

Clério Barros (Poka Urna) e o vereador Jean Chaves.
 Estrelas da última sessão da câmara
Na última sessão da câmara de vereadores de Itarantim e realizada no dia 27, dois fatos prederam a atenção, tanto das pessoas que lotaram as galerias da câmara, quanto dos ouvintes da Três Pontas FM que transmite, ao vivo, as sessões daquela casa de Leis: Uma, que foi protagonizada pelo pelo cidadão itarantiense Clério Barros, também conhecido por "Poka Urna", que usando da tribuna da câmara (todo e qualquer cidadão tem direito a fazer uso da tribuna desde que solicitada com antecedência ao presidente da câmara), fez um vibrante discurso (mostrou que tem capacidade para ser, um dia, vereador por Itarantim) pois deu um belo "puxão de orelhas" nos edis, cobrando dos mesmos, que cumprissem  os mandamentos da vereança para o qual foram eleitos e dentre muitos dos conselhos que deu, que os vereadores fossem, pelo menos uma vez por mês, fiscalizar as contas do prefeito, para que a população tivesse o conhecimento para onde estão indo ou sendo aplicados os "milhões de recursos" do município de Itarantim, pois tão somente os vereadores é que podem dispor dessas informações junto ao Tribunal de Contas.

Um outro fato que chamou muita atenção e causou muita revolta e indignação aos presentes e ouvintes foi o assunto da TFD. Tema esse que fora levantado pelo ALERTA ITARANTIM em matéria na qual um leitor do blog denúncia o mal uso desse recurso federal (VER AQUI)  e  que tivera o vereador Jean Chaves como a estrela que protagonizara um caloroso debate entre o vereador acusado e outros vereadores e acusadores em torno do assunto. 

Tudo começou quando o vereador Jean Chaves (PSB), que é da base aliada do prefeito, em seu discurso, "atacou" os responsáveis pela área de saúde de Itarantim, culpando-os, pelo caos em que se encontra a saúde em nosso município e pelo péssimo e desrespeitoso atendimento que essas pessoas dispensa ao povo de Itarantim. Ainda na sua fala, o nobre edil acusou um vereador, que apesar de ser um cidadão rico e possuidor de grande patrimônio material e profissão invejada, além de vereador e possuir três carros na garagem, não dispensa do uso da verba do TFD, bem como da vaga no transporte que leva pacientes para tratamento em Vitória da Conquista, onde o vereador "apedrejado" faz hemodiálise. E o pior: Segundo ainda o vereador, citando o motorista do veículo que transporta os pacientes como prova, que o nobre vereador, quando vai para Conquista, não quer que nenhum outro paciente vá com ele no mesmo transporte, tirando assim a oportunidade de pacientes pobres e sem recursos de ter acessado ao seu tratamento no dia em que o vereador vai para o seu tratamento.

No aparte e em sua defesa, o vereador acusado disse: Sim, usei desses recursos algumas vezes, porque é um direito que faculta não só a mim mas a todo cidadão. Mas é uma grande e deslavada mentira, essa, de dizer que quando eu vou para Conquista não quero que nenhum paciente vá no mesmo veículo que eu. É oportuno dizer também, que, sempre quando necessário mando levar em meu carro, pacientes para tratamentos para Vitória da Conquista e outras localidades. Rebateu o nobre vereador.

Do blog Alerta Itarantim

N.E - Nem tudo que é lícito é honesto. Nem tudo que é legal é moral ou politicamente correto. Muitas atitudes justificadas sob o manto da licitude ou da legalidade, se vistas pela ótica social e religiosa, podem ser interpretadas como comportamentos imorais, anti-éticos e anti-cristãos. Pensem nisso!



Comentários

  1. Essa criatura não sabe nem onde ta localizado o nariz dele, caiu de paraquedas naquela camara, vai ser vereador de um mandato só, igualzinho foi o pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato é que o vereador ganhou, e honestamente, enquanto outros estão lutando para mamar uma vez só que seja.
      Más tem muitos com inveja.

      Excluir
  2. Esse vereador que usa o dinheiro do TFD, deveria tomar vergonha na cara e deixar a vaga para quem realmente precisa. Que absurdo!!!
    Eleitores na próxima eleição reveja seus conceitos, vamos votar em quem pensa no povo, e não neles mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Eh poka urna, o pior que antes das eleições dá até vontade de votar numa pessoa como você, mas quando chega lá vocês se transformam, olhe só: Foi assim com Gilson Tó, está sendo com Jú Roldão, Gean Chaves, o povo teve pena e agora estão ai fazendo o que o povo de Itarantim já sabe, estão sendo corrompidos com migalhas.

    ResponderExcluir
  4. O TFD e um benefício a que todos os pacientes que fazem algum tratamento fora do seu município tem direito. Não importa se rico ou pobre. O fato do vereador utilizar o benefício não impede que outra pessoa que necessite também o faça, ou seja , nao há diminuição do valor para outros pacientes. Este vereador que questionou a utilização do TFD por seu colega, deveria se preocupar mais em conhecer as leis e cumprir o seu papel de fiscalizar os atos do executivo municipal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém está questionando o direito, eu sei que é para todos, mas o vereador citado, além de vereador, é médico, fazendeiro, tem dinheiro. Ele deveria usar o bom senso e ir com o seu carrinho, deixa para os que realmente precisa.
      " Nem tudo que é permitido nos convém" . Eu duvido se ele recebe apenas 35 reais como ajuda de custo!!
      Se receber, desculpe mas não passa de um miserável, pobre de espírito.

      Excluir
    2. Não importa se o mesmo e médico, fazendeiro ou tem dinheiro. O seu direito como paciente tem que ser respeitado e não questionado, afinal, se alguém fica de fora do carro que leva os pacientes, e obrigação do poder público providenciar outro transporte e, não retirar direitos de quem tem. Para termos uma saúde digna, de qualquer cidadão, temos que respeitar o que e direito e realizar os nossos deveres.

      Excluir
    3. A palavra que vem ao caso é o BOM SENSO, eu sei que ele tem direito, "mas nem tudo que é permitido nos convém".
      Não é justo com os mais carentes, é nesse ponto que queremos chegar. Ele deveria era colocar um carro a disposição do povo ajudando a levar mais pacientes, porque durante a campanha ele investiu tanto na política do atual prefeito e agora fica usufruindo de programas que o governo federal criou , pensando nos mais necessitados.

      Excluir
    4. Quando o direito é a favor deles, eles cumprem direitinho e quanto aos deveres?? Será que eles cumprem tão direitinho assim??????

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. juju faz uma materia sobre essa questao, que a primeira dama meire esta proibido varios amigos do prefeito de ir em sua casa, que ponto chegou a cabeça da primeira dama, puxou seu pai napo.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. ue pq vc esta apagando meu comentarios, vc est com medo juju, para com isso ,

    ResponderExcluir
  10. meire mudou demais, ela ficou tao medida que nao fala com o povo carente, o poder subiu para cabeça, vamos da resposta meire na eleiçao aguardeeeeeeeee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  11. ela com ciume do prefeito dr paulo, proibiu a entrada dos amigo do prefeito em sua casa,

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Jujú está removendo a maioria dos comentários, kkkkkkkkkkkk. Está igual ao do Dr.

    ResponderExcluir
  14. Tratamento Fora do Domicílio (TFD) é direito seu!


    Nossa População infelizmente sofre… muitas vezes por falta de informação, se sujeita a qualquer favor e mendiga benefícios sem ao menos saber que é um direito seu. Você sabe o que significa TFD? Já ouviu esta palavra? TRATAMENTO FORA DO DOMICILIO.

    O TFD foi instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde). Ele é “um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas”.

    Ainda segundo a cartilha, o TFD “consiste em uma ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhados por ordem médica à unidades de saúde de outro município ou Estado da Federação, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo, desde que haja possibilidade de cura total ou parcial, limitado no período estritamente necessário a este tratamento e aos recursos orçamentários existentes”.

    Além disso, “destina-se a pacientes que necessitem de assistência médico-hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade eletiva”.

    Conforme os parágrafos § 1º e § 2º da portaria 55, – O pagamento das despesas relativas ao deslocamento em TFD só será permitido quando esgotados todos os meios de tratamento no próprio município. O TFD será concedido, exclusivamente, a pacientes atendidos na rede pública ou conveniada/contratada do SUS.

    Vejam bem EXCLUSIVAMENTE, a pacientes atendidos na rede pública ou conveniada ao SUS. Agora averiguem se o tratamento do vereador é feito em Clínica particular e sem convênio com o SUS.
    Se for é ilegal!!!!

    ResponderExcluir
  15. O VEREADOR PEÚIA ACHA QUE O TFD É USADO SÓ PRA TRANSPORTE ELE ESTÁ ENGANADO ALÉM DA SECRETARIA NEM SEMPRE LEVAR AS PESSOAS LIVRANDO DAS PESSOAS PAGAREM ESSE DINHEIRO TAMBÉM PODE SER USADO PARA COMPRAR MEDICAMENTOS, FAZER EXAMES, ETC A PESSOA QUE SABE COMO ELA DEVERÁ USAR ESSE BENEFÍCIO E NÃO SÓ NA PASSAGEM.

    ResponderExcluir
  16. GOSTARIA QUE FOSSE INVESTIGADO POR VCS VEREADORES SE EXISTE ALGUM PRIVILÉGIOS PARA ALGUNS NESSE BENEFÍCIO POIS NO ANO PASSADO MEU PAI FEZ 5 VIAGENS EM UM MÊS E RECEBEU BEM MENOS DO QUE UMA PESSOA QUE CONHECEMOS QUE HAVIA FEITO SÓ 2 VIAGENS E FOI TÃO ABSURDO QUE ELE RECEBEU 220 E A OUTRA PESSOA 500, NÃO SEI QUEM TÁ AGINDO DE MÁ FÉ SE É O PREFEITO OU A ASSISTENTE SOCIAL DA SECRETARIA QUE INCLUSIVE ELA TAMBÉM FAZ TRATAMENTO INVESTIGUE SE ELA SÓ RECEBE 33 REAIS POR VIAGEM?

    ResponderExcluir
  17. Nunca vi um lugar de tanto " rico " avarento, tanto pobre necessitado e o cara tomando o pão da boca do pobre, moço quando nós morrermos não vamos levar nada. A não ser o que praticamos aqui na terra. Mude o seu conceito de vida, enquanto é tempo!!!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Professores vamos nos mobilizar em torno de um nome para as eleições de 2016, que possa nos representar no legislativo municipal temos em nosso quadro de professores pessoas como o professor NALDO, professor MELK, professora GISLENE, professora ANA SANTOS e tantos outros que realmente tem compromisso com a educação.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia!!!

    Observe este comentário!
    Anônimo27/03/2014 20:54:00

    Não importa se o mesmo e médico, fazendeiro ou tem dinheiro. O seu direito como paciente tem que ser respeitado e não questionado, afinal, se alguém fica de fora do carro que leva os pacientes, e obrigação do poder público providenciar outro transporte e, não retirar direitos de quem tem. Para termos uma saúde digna, de qualquer cidadão, temos que respeitar o que e direito e realizar os nossos deveres.

    Infeliz!!!

    Vc. está totalmente enganado, o TFD é para quem não tem condicão financeira de custear seu próprio tratamento. Ele deveria ser o primeiro a pensar nos outros e não aceitar o benefício. Veja se na adm. anterior existia isso.
    Pense!!! Reflita!!! Tenha mais consciência.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  22. Infeliz e o teu conhecimento. O TFD da direito a TODOS. O direito tem que ser respeitado, quer você queira ou não . Não quero saber se na outra administração havia isso ou não , pois não se trata de política, mas sim de saúde . Parece que em Itarantim a política partidária não acaba nunca e com certeza e por isso que vocês sempre escolhem prefeitos incapazes de gerir o seu município .

    ResponderExcluir
  23. Doeu tanto que se entregou.
    Vou copiar seu comentário ( com certeza e por isso que vocês sempre escolhem prefeitos incapazes de gerir o seu município .)
    Foi vc que falou!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.