VAI FAZER AS PROVAS DO ENEM? VEJA AS DICAS DO PROFESSOR ITARANTINENSE MANOEL LOPES


Dicas de Redação 

Resultado de imagem para enem 2016

Manoel Lopes

No Enem a redação é a avaliação mais temida, isso porque ao longo de nossa história escolar não somos despertados a escrever de forma dissertativa, tipo de texto mais cobrado na Redação do Enem, e assim ficamos na duvida sobre a redação. A quantidade de alunos em Itarantim-BA, que terminam o ensino médio e vão fazer o Enem é grande, por isso resolvemos oferecer algumas dicas sobre a redação no Enem.

A elaboração de um bom texto para uma Redação Enem ser divida em basicamente três pontos que você pode ver abaixo. Depois da leitura deste post acesse post Redação Enem nota 1000 e veja exemplos de textos que tiraram a nota máxima:
1 – Introdução
Aqui, você apresenta o tema e o enfoque que dará a ele. Seja sucinto, exponha a sua tese e mostre ao leitor a sua linha de raciocínio. Na dissertação, os seus argumentos devem ser usados para convencer. Veja aqui uma aula especial sobre a Introdução da Redação do Enem. É na largada do texto dissertativo argumentativo que você ‘sinaliza’ o caminho da Redação.
2 – Desenvolvimento
Apresente ideias que justifiquem a sua tese de forma consistente e também os seus argumentos. Coloque da forma mais clara possível os pontos abordados para o leitor entender o seu ponto de vista. Use um parágrafo para cada argumento e analise todos os aspectos possíveis. Uma dica importante é pensar em uma frase principal para cada parágrafo e a partir disso desenvolver um argumento completo por frase.
Veja aqui uma aula especial sobre o Desenvolvimento da Redação Enem. É no desenvolvimento que você constrói os argumentos e faz a defesa de um ponto de vista.
3 – Conclusão

Para terminar a Redação Enem, retome as ideias expostas na introdução junto com os principais argumentos que justifiquem a tese e encerre o texto. Aqui, você deve propor uma solução ao problema.

Dê a solução a partir dos pontos levantados por você na sua redação. Confira aqui uma aula exclusiva sobre a Conclusão da Redação Enem.

Para o seu texto não ficar confuso e para que seus argumentos fiquem claros, algumas dicas podem ajudar:
* Use uma linguagem mais simples, mas sem apelar para o coloquialismo exagerado;
* Não repita palavras desnecessariamente, pois o texto fica pobre e cansativo. Busque sinônimos, especialmente quando você está treinando em casa e tem tempo para fazer isso. O seu vocabulário vai aumentar e vai ficar mais fácil pensar em palavras alternativas durante a prova.
* Seja objetivo. Tente não repetir argumentos, dizendo a mesma coisa várias vezes. Preze pela qualidade do seu texto.
* O seu texto deve ter ao menos três parágrafos, um para a introdução, um para o desenvolvimento e um para a conclusão. O ideal é que o seu desenvolvimento tenha ao menos três parágrafos, dessa forma, você pode expor três argumentos diferentes para embasar a sua tese.
* Aponte soluções coerentes para o problema levantado, sem fazer críticas que não tenham fundamento.
* Por fim, releia o texto para corrigir pequenos erros e organizar a redação da melhor forma possível. Pense no seu interlocutor e se pergunte: “o meu ponto de vista ficou claro para o leitor?”.

Fonte de pesquisa: http://enem.com.br

Comentários