TAYLITON VIEIRA: Economizar água é uma questão de sobrevivência

* Tayliton Vieira, itarantiense, bacharel em Direito,
e técnico em Agropecuária, atualmente exerce  a chefia de departamento
de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura do município de Itarantim.
Muitas pessoas não dão muita importância para o consumo consciente de água, porque acham que ela é um recurso inesgotável, podendo ser utilizada à vontade. Essa impressão se dá porque vemos água por todos os lados, seja na chuva, nos rios, lagos, mares, represas, piscinas etc. Realmente, a maior parte da superfície do nosso planeta, cerca de 70%, é ocupada por água. Porém, desses 70%, apenas 2,5% é constituído por água doce (esse é o tipo que é tratado e destinado ao nosso consumo), o restante é água salgada, segundo a Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente.

A maior parte dessa água é destinada à produção de alimentos e outra grande parcela para a indústria, restando uma pequena fração para o nosso consumo. Além do desperdício de água que ocorre na produção de alimentos, desperdiçamos enorme quantidade deste recurso durante as nossas atividades cotidianas.


Com o aumento da população, a demanda por água só tenderá a aumentar e, se não a consumirmos de forma consciente, ela será um recurso cada vez mais escasso, o que aumentará os conflitos pelo seu acesso.


Assim, precisamos cuidar desse nosso bem precioso, para que ele não nos falte no futuro e continue propiciando o funcionamento dos ecossistemas. Afinal, a água é um recurso finito.


Todos podem e devem ajudar a cuidar da água. Observe o seu uso diário de água e pense em como você poderia mudar os seus hábitos de forma a economizá-la. Veja algumas mudanças de atitude que você pode adotar para contribuir com o consumo consciente de água:


* Não tome banhos demorados. Cinco minutos costumam ser o tempo suficiente para termos uma boa higienização;

* Desligue o chuveiro na hora de se ensaboar e de passar o xampu e o condicionador, religando-o somente na hora do enxágue. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, um minuto de chuveiro ligado gasta cerca de 15 litros de água. Agora imagine o tanto de água que você vai gastar se tomar banhos de 20 minutos, e ainda com o chuveiro ligado! Seriam mais ou menos 300 litros de água potável sendo jogados fora pelo ralo!;

* Evite brincadeiras com água. Troque-as por outras. Elas podem ser tão divertidas quanto às com água;

* Desligue a torneira ao escovar os dentes;

* Evite usar copos descartáveis, mesmo os recicláveis. Tanto a produção quanto a reciclagem deste material demanda o consumo de muitos litros de água. Prefira ter sempre em mãos uma caneca (daquelas de plástico mesmo) ou uma garrafinha de água (isto ainda te incentivará a beber mais água).

Comentários

  1. Conheço Thalitinho gente boa, quero saber quais foram os critérios adotados pelo atual gestor para os cargos??? Muita gente ajudou tanto financeiramente quanto votando e estão de fora, em contra partida muitos nem de casa saíram e ganharam bons cargos, analisem... Vamos tomar muito cuidado Paulo não seja injusto, está repetindo os mesmo erros do passado. Diretores escolares tem uns dois que Votaram em Fábio e Dú e ganharam uma direção, foram acordos??? Porque não fizeram acordos para ajudar te dando o voto... Muita gente está chateada, não porque ainda não foram lembrados e sim porque vc deu cargos para quem não te ajudou... Vamos analisar bem os diretores e coordenadores da escolas, veja se realmente votou, tem uns dois nomeados que ninguém sabe em quem votou e já estão escolhendo professores para levar para trabalhar com eles, fica criando cobras para te morder logo logo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkk!! O prefeito tem que colocar quem ele achar que é adequado independente se votou ou não nele, vivemos em uma democracia o voto não é garantia de emprego, votamos em determinado candidato por achar ele melhor em detrimento do outro. Se fosse pra da emprego a todos que votaram nele ele vai ter arrumar mais de 5 mil empregos ;]. '' A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original.'' Procure evoluir nos seus pensamentos!!

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Paulo é prefeito de ITARANTIM, não apenas dos 5 a 6 mil pessoas que votaram nele, logo, ele emprega quem ele quiser, de ambos os lados!! Você deve ter votado nele e está esperando o seu empreguinho!! Você é um COITADO de mente pequena, evolua!!

      Excluir
    3. Com certeza a diretora do cleriston votou em quem mesmo mal conseguia garanti a quarta serie

      Excluir
    4. Com certeza é o lema dos prefeitos dar cargos pra quem não votou e criar anaconda pra Débora ele depois kkkkk como aconteceu com o Dr kkkkkespera e verá

      Excluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk já estao reclamando, quer um cargo tambem? rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Gente, socorro, isso só pode ser piada! Esse site tá virando o q msm....rindo horrores aqui...kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Isso é um absurdo faz mais de quatro anos que a barragem de Itarantim se encontra nessa situação e ninguém faz nada pra resolver um tremendo descaso do poder publico onde o povo que paga o pato, vem as chuvas só que pelo grande excesso de lama não junta água na barragem, e pelo jeito mais um período de chuvas vai passar e nada vai ser feito ou seja Itarantim entrara em outro período absoluto de seca já que ninguém faz nada pra resolver essa situação que tem jeito o que falta é boa vontade do poder publico, porque as chuvas Deus manda o que não tem é espaço livre na barragem para armazenar a água. Agora ficam ai gastando tempo e dando espaço para esses filósofos de almanaque falarem o que todo mundo tá cansado de saber, já que quer fazer alguma coisa útil mobiliza o poder publico para limpar a barragem ao invés de ficar falando abobrinha.

    ResponderExcluir
  5. Esse ai não passa de um almofadinha que não acha porque tem uma cabeça grudada no pescoço sabe raciocinar ou fazer alguma coisa de util.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Tayliton Vieira pela iniciativa desta publicação. Todos devem lembrar sempre dessas dicas, são importantíssimas. Qualquer economia no consumo da água é válida, pois os recursos hídricos são finitos. A economia deve ser incentivada sempre! Excelente e importante matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk agora falou o filosofo mor da filosofia de almanaque, mais um forasteiro sonhando que um dia será prefeito de Itarantim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.