ITARANTIM: SECRETARIA DE AGRICULTURA RELATA SITUAÇÃO CLIMÁTICA NO MUNICÍPIO E APONTA SOLUÇÕES

     
          
                                                                                     Itarantim, 26/01/2017

               A seca no munícipio de Itarantim-Ba.

          As adversidades climáticas, marcadas por má distribuição de chuvas e falta de grandes rios para o abastecimento,  próximo o centro urbano dificulta o fornecimento  de  água  a população da cidade, uso de irrigação, tem na agricultura e  pecuária a alternativa de maior risco. Como 2009 =865,5 mm,  2010=1.100mm,   2011=739,5mm,   2012= 549,5mm,  2013=709,5mm,   2014=432,5mm, 2015= 333,0mm,  2016= 827,0 mm  de chuvas. Diante desta realidade da seca que convivemos no Município  de  Itarantim, uma situação critica de recursos hídricos. É o momento  de reunirmos com o prefeito municipal, câmara de vereadores, produtores rurais e moradores urbanos, a luta é de todos.
        As estimativas das perdas é preocupante, afinal são 7 (sete) anos sem produção agrícola e pecuária. Os produtores sofrendo o acúmulo desses anos de chuvas  escassas, sem saber  o que fazer, preocupados, estão vendendo seus rebanhos.
        Cada dia sem chuvas piora a situação. Os mananciais do município para abastecimentos de  propriedades rurais, população urbana  estão esgotando o potencial de água. Todas as chuvas da nossa região é esperada até maio. Previsões indica  poucos índices pluviométrico para reabastecer as aguadas do município.  O ciclo de baixa produção de leite, começa  gerar o desemprego no meio rural, pastagens acabando,   bovinos mortos,  com as escassez das chuvas  o plantio de milho e mandioca acabou na região.
       Agora exige providencias urgentes . Entendemos que os órgãos públicos precisam diminuir os efeitos das ações a tropicas e  mudanças climáticas que atinge nosso município. Significa apoiar o produtor rural, morador urbano com ações de caráter emergencial como: (carros pipas, construções de bebedouro, transporte de água, aberturas de poços artesianos, limpezas de aguadas).
      Acumularam os efeitos perversos destes sete anos de seca, chegou uma descapitalização da economia municipal e agro pastoril da região, levando o empobrecimento do comercio e meio rural.
      Diante desse quadro, percebe-se que o Nordeste necessita urgentemente  de um programa de intervenção no semi- árido, com medidas de médio e curto prazo, de abrangência não só nas questões estruturadoras de produção agrícola, principalmente, no que diz respeito a conservação e recuperação ambiental.
       Estudos recentes tem demonstrados uma alta correlação entre a ocorrência  de eventos extremos(seca e cheias) em diferentes partes do planeta e o fenômeno “EL Niño,” associados ao aumento da temperatura da água no oceano Pacifico. No Brasil, “EL Niño” provoca grandes enchentes na Região Sul, torna mais severa a seca na região semi-árida  do Nordeste. Surge, então a discursão sobre as causas dos eventos  externos, se naturais, se decorrentes da ação do homem.


                                                                            BRAZ ALVES FERREIRA
                                               SECRETÁRIO MUNICIPAL AGRICULTURA , ITARANTIM-BA


Comentários

  1. Realmente preocupante. O uso racional da água é uma necessidade urgente. O dr. Braz é competente e tem muito experiência acumulada ao longo dos anos a frente da EBDA com sucesso. Conte conosco e sucesso nesse gigantesco desafio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o velho e conhecido Emílio de Tonico. Nada mais a declarar.

      Excluir
  2. Esse brazinho é uma comédia. Não sabe de que lado fica. Esse cara já fez o que mesmo pelo bem de Itarantim? Nada.

    ResponderExcluir
  3. primeiramente dá pra ver que vc não entende de questões ambientais, degradação e Biomas, ao falar de semiárido, desconhecendo o processo de mobilização que o semiárido tem.Outra erra de localidade, Itarantim tá localizado na zona da mata, se a região tá com clima semiárida é a degradação humana de forma clara a monocultura do boi, sem fazer analise achando que derrubar mata e plantar capim os recursos naturais não ia definhar. A região semiárida hoje não tem problema com agua como tá acontecendo com essa região ai. Esse blá blá seu é dizendo que vcs são incapazes de de planejamento pra agora e a longo prazo. O cara caiu os dentes na EBDA nada fez, nada sabe e agora num momento deste assume uma secretaria de agricultura (que nada fez no passado) sem ao menos ter uma ideia do que fazer.

    ResponderExcluir
  4. Esse é graduado em alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Invejoso que queria estar no lugar de dr Brazinho.

      Excluir
  5. Esse senhor não sabe o que fala!

    ResponderExcluir
  6. e O EL NINO, É O QUE SE NÃO UM, UM EFEITO DA AÇÃO DO HOMEM.

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkk, seria cômico se não fosse trágico, esse cidadão não tem a mínima ideia do que está falando!!!!

    ResponderExcluir
  8. Vocês podem falar qualquer insanidade aqui, porém em momento algum você tem como critica-lo moralmente ou eticamente, e, é de pessoas assim que estamos precisando!

    ResponderExcluir
  9. Até então desconheço BRAZ como DR! Em que faculdade o senhor, BRAZ ALMEIDA MARTINS, CURSOU DOUTORADO? PARA QUE POSSAMOS TRATA-LO, COMO (DR) ELE TEM QUE TER DEFENDIDO UMA [ TESE ]. NÃO SÓ ELE COMO QUALQUER OUTRO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, por que certas pessoas param no tempo, onde o título de Dr. era muito usado e inaltecido pelos coroneis da êpoca. Daquele tempo, que os mesmos mandava seus filhos estudarem em coimbra Portugal. O que pra mim é uma grande besteira estes títulos o importante é o ser, profissional capaz que o é, o que fará a diferença entre tantos outros.

      Excluir
  10. Eu não sei como vocês utilizam essa mesma nomenclatura para médicos, advogados entre tantos...Essa é a educação concebida em nosso país!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Decreto Imperial (DIM), de 1º de agosto de 1825, exarado pelo Chefe de Governo de Dom Pedro I, deu origem à Lei do Império de 11 de agosto de 1827, que Cria dois cursos de Ciências Jurídicas e Sociais; introduz regulamento, estatuto para o curso Jurídico; dispõe sobre o título (grau) de doutor para o Advogado'. Ou seja, advogado é chamado de Dr., porque existe uma Lei que regulamenta esta nomenclatura, para tais profissionais...

      Excluir
    2. É, de fato já mostra a deficiência da nossa educação. Não sei por que o caro bogueiro ainda ensiste em usar, sendo que já foi corrigido varias fezes ou é falta de humildade, ou de procurar informações, se as pessoas estão; corretas ou não. Contribua caro blogueiro com a instrução, com a educação Brasileira. Ok! Paz e bençãos pra todos.

      Excluir
    3. Não existe lei alguma para tais profissões, foi como você mesmo disse acima...Um decreto do tempo dos dons, vamos analisar a diferença entre lei e decreto. Só recebe o título quem faz doutorado!!!

      Excluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.