ITARANTIM E O CAPITALISMO SELVAGEM.

O capitalismo selvagem e a dor de quem não sobrevive a ele.

POR MANOEL LOPES

A nossa escolha não tem por que ser feita entre socialismos que foram pervertidos e capitalismos perversos de origem, mas entre a humanidade que o socialismo pode ser e a inumanidade que o capitalismo sempre foi."
A frase imortalizada pelo escritor português José Saramago se confundiu, neste sábado, com a cena registrada pelo jornalista Maurício Maron, na agência do Banco do Brasil, em Ilhéus.
Enquanto clientes utilizavam os serviços do banco, um morador de rua descansava desapercebido aproveitando o "conforto do ar condicionado" do local.
Sem sonho e sem esperança. Sam saldo, sem dinheiro e sem dignidade, talvez apenas sonhando com um sentimento descrito em outra frase, a de Jean Vercors: A humanidade não é um estado a que se ascenda. É uma dignidade que se conquista.
A cena pode ser vista em qualquer lugar, inclusive pode ser percebida em nossa querida cidade, ITARANTIM. Em Itarantim há uma desigualdade de oportunidades visível, os nossos jovens há muito são obrigados a amputar seus sonhos prematuramente. Não temos politicas publicas especificas para a juventude, fazendo essa parte da população se perder no caminho e muitos entram no caminho das drogas ou da “bandidagem”. Toda essa situação atual, não só de Itarantim, mas principalmente de Itarantim, poderia ser diferente se tivéssemos mais projetos como o Festival de HIP HOP, trabalhos na área dos esportes, no teatro, na dança, ou ainda formação especifica para a juventude.

Tenho percebido o esforço do Coordenador de Cultura para a Juventude do município, no intuito de inovar e na medida do possível, seguir com o que de bom já existia, porém, ainda é pouco diante do atraso que vivemos ha décadas e se não tivermos cuidado continuaremos a viver. É preciso urgente procurar parcerias publicas e privadas e desenvolver politicas publicas para a juventude, do contrario, continuaremos obrigando os nossos jovens a se perderem ou se desfazerem dos seus sonhos.

Comentários

  1. Vocês estão de todas as formas querendo engrandecer a imagem de José Mário Martins, mas esquece que esse Evento foi conquistado Por Júlio Ferreira, Léo Ferreira e a sua equipe. A prefeitura está apenas apoiando.
    O coordenador está fazendo o papel dele, afinal recebe 2.500 reais para isso, e os meninos não!
    Acorda, que merece esse destaque são eles.

    ResponderExcluir
  2. Cadê júlio o autor do projeto aí?

    ResponderExcluir
  3. Esse negócio do coordenador de cultura já está dando nojo. Nem o secretário aparece tanto que nem ele!
    Trabalha mais e fala menos você ganha pra isso.

    ResponderExcluir
  4. Aqui em Itarantim está uma falta de respeito enorme com o povo, esse banco do Brasil é uma piada, não vai mais abrir não??? Temos que enfrentar sol e chuva nas filas da lotérica ou Ebenezer para sacar 300 ou 500 reais quando tem dinheiro ou temos que pagar até 40 reais para ir buscar em Itapetinga ou se preferir pagar 20 reais a um taxista, nosso comércio acabando aos poucos e não estou vendo nenhuma providência sendo tomada, quero saber até que dia essa falta de respeito com o povo vai??? Nossa cidade cada vez mais abandonada, sem água, sem banco, sem prefeito, sem estrada, sem dinheiro, com a população doente com essa praga Chikungunha, Zica e Dengue, SENHOR tem misericórdia de nossa cidade, toque no coração das autoridades, fica a qui minha INDIGUINAÇÂO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daí a pouco você vai culpar o prefeito.

      Excluir
  5. De fato a situação de Itarantim é preculpante, uma juventude sem espectativa, busca prencher seus tempos experimentando o que estar em evidência em nossa cidade; drogas, bebidas, prostituição tudo as caras de nossas autoridades, que parece que nada ver. Certos dias atrás recebir um visitante em nossa cidade, ele ficou supreso ao notar a grande mudança que viu em Itarantim com relação há alguns anos atrás quando aqui esteve, principalmente nas praças, onde em toda parte via jovens fumando drogas. Até vez este comentário que se, não tomarem medidas no combate, esta cidade iria virar um zumbir, e sofrerar as consequências desta falta de ordem em nossa cidade. Tudo estar ai livremente, como bem querem fazer e acontecer.

    ResponderExcluir
  6. QUEREMOS eh saber de festival n...queremos saber q dia vao tomar providencia para q o Banco do Brasil funcione...trabalho no comercio e estamos vendo a cidade de itapetinga se beneficiando com nossa desgraca,,porq o dinheiro da cidade esta ficando por la mesmo..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.