AVISO IMPORTANTE AOS PRODUTORES RURAIS

Cadastro Ambiental Rural (CAR/ CEFIR)

Por Dr. Tayliton Vieira - Coordenador do Meio Ambiente do município de Itarantim(BA)
Resultado de imagem para Cadastro Ambiental Rural (CAR/ CEFIR):

Está chegando o prazo final para que os proprietários de terras nas zonas rurais cadastrem seus imóveis no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR). O nome do cadastro é chamado na Bahia de CEFIR. 

O que é esse cadastro? 
O cadastro é um registro eletrônico exigido pelo Novo Código Florestal brasileiro Lei no 12.651 de 2012, que se torna obrigatório para todos os imóveis rurais. O objetivo é integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal - RL, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades rurais não aderir ao CAR/ CEFIR?

• Impossibilidade de acs e posses rurais do país.
Além disso, o cadastro vai auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas. Outro ponto importante é o fomento a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, atualmente utilizado pelos governos estadual e federal.
A propriedade que fez averbação da reserva legal também deve fazer o cadastro na modalidade ambiental rural. 
O que acontece se o processo a linhas de crédito federal ou programas de fomento;

• Penalidades/ multas, caso o proprietário/posseiro possua em sua área Reserva Legal e/ou Áreas de Proteção Permanente (APP) a recuperar;

• Não gozará de qualquer benefício previsto com o novo Código Florestal, como a diminuição da área de APP a recuperar em determinados casos e possibilidade de computar a áreas de APP como Reserva Legal.

• Impossibilidade de licença ambiental e certificações; 

Prazo para o cadastro rural até 06 de dezembro de 2017.

NOTA DO BLOGUEIRO: Está precisando de ajuda para realizar o cadastro? Entre em contato com José Aldo Ramires ( Consultor Ambiental / Topógrafo) por meio do (73) 98138-1362.

Não perca tempo. Porque é importante cadastrar seu imóvel rural por José Aldo Ramires. 
  • José Aldo Ramires é um mineiro formou em gesto ambiental, se especializou em georreferenciamento de imóveis rurais.
  • Para tamanha bagagem, José Aldo se preocupa com o bem estar do meio ambiente e também com o desenvolvimento das áreas rurais.

Comentários

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.