SOCIAL: JOVEM DE ITARANTIM RECEBE DIPLOMA DE BACHAREL EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA


Por ZèMário - O HBomba
Quem recebeu o diploma de bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Universitário das Faculdades Unidas - FMU de São Paulo, com apenas 22 anos de idade, foi o itaratniense Ewerton dos Santos Xavier, filho de Irlene Soares dos Santos e de Welber Barreto Xavier. Além do diploma, Ewerton, também foi agraciado com a Láurea Acadêmica por melhor desempenho e destaque durante o curso.

O Curso Multidisciplinar de Engenharia Ambiental e Sanitária foi realizado em um período de 5 anos, iniciando em Agosto de 2012 e concluindo em Junho de 2017, com matérias das áreas das Ciências Exatas e Biológicas. Aulas de física, química e estatística alternam-se com as de ecologia, geologia, hidrologia, topografa e hidráulica. A partir do terceiro ano, começam as disciplinas profissionalizantes, como tratamento de resíduos, avaliação de impactos ambientais, controle de gases atmósfericos, hidráulica ambiental e recursos hídricos.


O profissional atua com a criação e aplicação das mais diferentes tecnologias para a proteção do meio ambiente. É responsável pelo diagnóstico, avaliação e prevenção da poluição causada por atividades humanas advindas de diversas formas: descarte incorreto de resíduos, indústrias, desmatamento, queima de combustíveis fósseis, construções em locais inapropriados, entre outros. O bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária, está também capacitado para construir, coordenar e gerenciar projetos de saneamento, desde a obtenção da água, passando pela sua distribuição e indo até o tratamento do esgoto. De uma forma simples, o objetivo principal do curso é a formação de profissionais capazes de reverter impactos já causados e amenizar os futuros provenientes do desenvolvimento econômico e social.


Comentários

  1. Parabéns Ewerton vc é uma inspiração para os jovens da sua idade!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns cidadão de Itarantim! Também tive o privilégio de fazer parte dos alunos das Faculdades Metropolitanas Unidas. Formei em 1987 em Matemática com ênfase em Processamento de Dados.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS EWERTON ,SEMPRE ACREDITEI NO SEU POTENCIAL,MAIS UM FILHO DE ITARANTIM BAHIA QUE DA ORGULHO A NOSSA QUERIDA CIDADE,CONTINUE ASSIM,VOCÊ VAI LONGE MEU SOBRINHO,TANTOS TIRAM SUA OPORTUNIDADE E DESPERDIÇOU E QUANDO NÃO TIVER MAIS OPORTUNIDADE VAI SE ARREPENDER,QUANDO NÃO TIVER MAIS JEITO,VOCÊ É EXEMPLO ,O CANADÁ TE ESPERA,FICA NA PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO.

    ResponderExcluir
  4. e o esgoto do bairro felix mendonça que dia vai fazer aqui em itarantim

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Ewerton, meu sobrinho querido e que tenho muito orgulho e admiração, tenha na certeza que toda a sua família também, esta é apenas uma das conquistas e se Deus quiser ainda terá muitas realizações, e desejo que o seu intercâmbio para o Canadá te traga muito mais felicidade, parabenizo também minha irmã Irlene que sempre incentivou e apoiou o Ewerton para que conseguisse realizar o sonho dele de estudar e ingressar na faculdade. Que Deus continue abençoando a vida dele e de toda a nossa família.

    ResponderExcluir
  6. Depois de longos anos, sofrimentos e alegrias, enfim chegou o tão sonhado dia da formatura. Para muitas pessoas pode até parecer um dia qualquer de festa, mas para quem se prepara e enfrenta dificuldades é uma vitória imensa, sem mencionar a sensação de dever cumprido.
    Muitas vezes, há pessoas queridas que estão se formando, e bem sabemos por tudo o que passaram, por isso, quero homenageá-lo e dizer que todo o sacrifício não foi em vão e que um mundo de possibilidades se abrirão a sua frente, com caminhos diversos e várias alegrias.

    ResponderExcluir
  7. e o esgoto do felix mendonça vai fazer ou nao paulo costrucao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o Dr. voltar será feito anônimo. Em breve o Dr. estará de volta.

      Excluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.